Unilab entrega título de Doutor Honoris Causa ao ex-presidente Lula em Redenção



O dia 1° de março de 2013 entrou para a história da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Neste dia, marcado pela emoção, o reitor Paulo Speller, em nome do Conselho Superior da universidade, entregou o título de Doutor Honoris Causa ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A outorga é a maior honraria dada por uma instituição de ensino a personalidades em reconhecimento ao destaque no campo das ciências, artes ou relações com a sociedade. Na ocasião, estiveram presentes o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, o governador do Ceará, Cid Gomes, o reitor da Universidade Federal do Ceará, Jesualdo Farias, além de representações políticas do estado.

 há embaixadas brasileiras em 38 deles. Abrimos frentes de cooperação em setores estratégicos para o desenvolvimento econômico e social, sempre respeitando a soberania dos países parceiros”, destacou. Sobre a Unilab, cuja lei de criação foi sancionada no dia 20 de julho de 2010, Lula falou: “a criação da universidade foi um marco histórico no processo de integração das diversas culturas. Temos desafios concretos comuns para o desenvolvimento de nossos países, todos eles marcados, historicamente, por profundas desigualdades que buscamos superar. Simbolicamente, mas também com um sentido muito prático, alcançamos com a Unilab o mais elevado patamar dessa integração”.


O reitor da Unilab, Paulo Speller, em seu discurso, enfatizou a atuação do ex-presidente Lula para promover a educação no Brasil e em países do hemisfério sul. “A outorga desse título representa o reconhecimento da honra do ex-presidente. Ao aceitar essa homenagem, ele se torna um de nós e traz para dentro da universidade o seu peso pessoal e até institucional, dando-nos o privilégio de participar com outras instituições de ensino”, disse. Speller apontou o papel da Unilab para o desenvolvimento da região do Maciço de Baturité e de países parceiros. “A universidade busca criar e compartilhar soluções inovadoras para problemas gerados por processos históricos de desenvolvimento similares entre Brasil e PALOPs, de modo a auxiliar o fortalecimento de uma rede internacional que, com respeito à soberania dos países sobre seus próprios destinos, permita a realização de ações e intervenções de apoio técnico, acadêmico e humanitário”.
Durante o evento, o reitor Paulo Speller assinou a portaria para a criação da comissão de implantação do curso de Medicina na Unilab.
O governador Cid Gomes parabenizou a universidade pela iniciativa em dedicar este título ao “homem que transformou o cenário da educação do nosso país e impulsionou as instituições federais”. Ele citou ainda: “Lula criou nada menos que 14 universidades e 100 campi foram instituídos. O ex-presidente, sozinho, criou 280 centros tecnológicos”. Na ocasião, o governador Cid Gomes anunciou a criação do projeto de engenharia e arquitetura do Hospital Regional Universitário do Maciço de Baturité.
A estudante do curso de Agronomia da Unilab, Tainá Fretes, estava emocionada ao assistir à cerimônia. “A gente está tendo um privilégio de ouvir esse homem que fez muita coisa pelo Brasil. O Lula fala com muita emoção e muita sinceridade. Ele é o homem brasileiro que eu mais admiro”, afirmou.
A professora e coordenadora do curso de Letras da universidade, Ana Cristina Cunha da Silva, também participou do evento. “Eu, como docente da Unilab, vejo que podemos fazer uma história e contribuir com a evolução da educação do Maciço de Baturité. Sinto-me lisonjeada e responsável por fazer parte desse momento e dessa instituição”, observou.


Fonte: